20ª Mostra de Cinema Infantil segue até o dia 31
Pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada totalmente on-line. O evento gratuito iniciou no último sábado (16/10) e segue até o dia 31. Há 18 anos a iniciativa recebe o patrocínio da CGT Eletrosul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Nesta 20ª edição, serão apresentados cerca de 140 curtas-metragens nacionais e internacionais.
Em 2021, a atração especial será a animação Tarsilinha. Inspirada na obra da artista brasileira Tarsila do Amaral, o longa conta a história de uma menina de oito anos empenhada em recuperar a memória de sua mãe. Tarsilinha não é uma biografia, mas é inspirado nas obras da artista modernista. Em termos visuais, a personagem transita pelo universo de cores, estruturas e formas.
A exibição de Tarsilinha será neste sábado, dia 23, às 16h, também a partir do site oficial, e poderá ser assistida de qualquer cidade do país. A iniciativa de transmitir a animação para todo o Brasil está em sintonia com um dos propósitos do evento, de democratizar o cinema e fazer com que a arte chegue ao maior número de crianças possíveis.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis se consolidou como o mais longevo e um dos principais projetos de promoção da cultura da infância por meio do audiovisual no Brasil. A programação deste ano contempla ainda shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, masterclass, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades.
Há 18 anos, a CGT Eletrosul incentiva a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis a levar o cinema de diversas regiões do Brasil e países para todas as crianças brasileiras. “Este ano celebramos 20 anos de Mostra e, desde o início desta caminhada, temos o apoio fundamental da CGT Eletrosul. Esta constância de parceria foi muito importante para a construção de um evento sólido, que trata de uma questão tão importante para as crianças, o direito à cultura, que proporciona arte e alegrias especialmente em tempo de pandemia”, observa Luiza Lins, diretora e idealizadora da Mostra.
Nesta edição, serão apresentados 137 curtas-metragens nacionais e internacionais para crianças de todas as idades, sendo 98 brasileiros, de 18 estados, e 39 internacionais de 23 países. Nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental, os filmes refletem as diversas infâncias do Brasil e do mundo. Em 2020, a versão on-line da Mostra alcançou 17 mil visualizações. Nos últimos 20 anos, o festival levou a magia do cinema a mais de 1 milhão de crianças.