Sistema de Iluminação na sede da CGT Eletrosul será revitalizado
Está em fase de orçamentação, vistoria de estruturas, avaliação de materiais e serviços, o projeto da CGT Eletrosul selecionado, via Chamada Pública, para compor o Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel 2019. A iniciativa visa estimular e promover o uso consciente e eficiente de energia elétrica.
Em razão da pandemia, houve readequação do cronograma e das tratativas do projeto, que teve o termo de convênio com a Celesc assinado no mês de agosto. O projeto prevê a substituição de mais de 7.500 pontos de iluminação – atualmente fluorescente e a vapor de sódio, por tecnologia LED -, na Sede da CGT Eletrosul, em Florianópolis (SC), quase a totalidade dos sistemas interno e externo do edifício.
Estima-se economia energética de 440 MWh e financeira de R$ 166 mil por ano, com redução de demanda de 10 kW na ponta de consumo. Além da economia e de melhorar o ambiente de trabalho, a iniciativa proporcionará mais segurança na circulação na área do estacionamento. O projeto foi concebido pela Gerência de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da CGT Eletrosul.
O investimento estimado é de R$ 700 mil e a maior parte do valor será repassado pela Celesc após a execução, que tem prazo de oito meses, a partir da assinatura do convênio. Os custos restantes são de responsabilidade da CGT Eletrosul. A ação está alinhada com o compromisso da empresa junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 9 e 11. Também contribuirá para o cumprimento das metas de redução do consumo de energia da Empresa.