CGT Eletrosul lança edital para implantação do Parque Eólico Coxilha Negra
Está disponível o edital de licitação da CGT Eletrosul para o Fornecimento de Aerogeradores e Serviços de Operação e Manutenção do Parque Eólico Coxilha Negra. O novo empreendimento será implantado no município de Sant’Ana do Livramento (RS). A sessão pública de licitação está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro. ACESSE AQUIComprometida com o desenvolvimento socioeconômico de sua área de atuação, a CGT Eletrosul prossegue investindo em projetos que proporcionam reforço ao sistema energético do Brasil. O novo empreendimento está alinhado ao Plano Estratégico das Empresas Eletrobras 2020-2035.
As obras devem começar até o final do primeiro semestre de 2022. Estima-se a criação de 310 empregos diretos e cerca de 150 indiretos, movimentando de forma significativa a economia local. Já o início da operação do empreendimento está previsto para ocorrer até o final do ano de 2024. A energia gerada será comercializada no Mercado Livandamento, a empresa está impossibilitada de divulgar o valor estimado do investimento.
Expansão da Geração Eólica
Com seu programa de investimentos em geração eólica, a CGT Eletrosul foi uma das protagonistas na consolidação de uma matriz energética ainda mais diversificada no Brasil. Na produção de energia a partir dos ventos, a companhia está entre as principais investidoras no Sul do país. Somente no Rio Grande do Sul, a CGT Eletrosul aplicou mais de R$ 1 bilhão na implantação de empreendimentos eólicos.
O Complexo Cerro Chato é prova disso – foram anos de pesquisas, medições de vento e mapeamentos, investimentos em tecnologia e capacitação técnica. Atualmente, a CGT Eletrosul é proprietária exclusiva de seis parques eólicos, com 69 aerogeradores em plena operação e 138 MW de potência instalada.
Agora, a empresa promove a continuidade de sua política de investimentos e amplia a geração eólica na região de Sant’Ana do Livramento, por meio da construção do Parque Coxilha Negra, que será instalado em áreas limítrofes às unidades já existentes. Com a implantação do novo empreendimento, a empresa alcançará a marca de 440 MW a partir da força dos ventos – energia equivalente ao consumo de uma cidade com cerca de 2,5 milhões de habitantes.