Profissionais da rede hospitalar recebem orientações sobre combate a dengue no estado
A secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com apoio da FEHOESC, promoveu nesta quinta-feira, 07 de abril, uma webconferência para tratar sobre o diagnóstico e tratamento da dengue no estado. Participaram profissionais da rede hospitalar de SC, serviços de urgência e emergência, unidades básicas de Saúde e centros de triagem e hidratação. O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, representou a entidade. Mais de 140 profissionais participaram da webconferência.
O estado está em alerta em função do aumento do número de casos da doença, principalmente nas regiões do Meio Oeste, Alto Uruguai e Oeste Catarinense. A médica infectologista, consultora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Maria Rita Teixeira Dutra, destacou em sua apresentação, detalhes sobre diagnóstico clínico e diferencial, hidratação monitorada e sinais de alarme de dengue.
“A FEHOESC apoiou essa atividade, para que os profissionais da rede privada e filantrópica, responsável por mais de 70% dos atendimentos SUS no estado, pudessem obter maior conhecimento para o diagnóstico e identificação dos sinais, em função do avanço da doença em SC. Em função da gravidade do tema, a FEHOESC, lança a partir de hoje, em seus canais de comunicação uma campanha de alerta, para sensibilizar os catarinenses sobre os cuidados na prevenção”, destaca Giovani Nascimento, presidente da FEHOESC.