Capacitação de jovens em programação de jogos
Com foco na criação de jogos virtuais, o projeto Introdução à Lógica de Programação – Games, que tem a CGT Eletrosul como uma das empresas financiadoras, foi viabilizado a partir de recursos doados ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). A iniciativa gratuita é promovida pelo Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI), que atua na promoção da inclusão social e do empoderamento digital. O curso na modalidade de games é destinado ao público adolescente, de 14 até 17 anos, e oferece capacitação voltada à programação para a produção de jogos.
“A contribuição que organizações como a CGT Eletrosul fazem ao apoiar projetos voltados aos menos favorecidos, torna evidente sua responsabilidade social. O CPDI acredita num mundo onde todas as pessoas possam participar ativamente da nova sociedade do conhecimento na condição de cidadãos autônomos, críticos e empreendedores”, destaca Neida Silveira de Souza, assistente social e coordenadora de projetos do CPDI.
O curso tem previsão de atender 80 jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade social, de comunidades de Florianópolis (SC). O treinamento tem 160 horas, sendo realizado em aproximadamente dois meses. Além do conteúdo técnico, os alunos participam de aulas de cidadania e sobre o mercado de trabalho. O projeto é executado de forma online e o CPDI disponibiliza notebooks para os alunos que não possuem computador. Desde o início do curso de programação para a produção de jogos já foram formados 39 jovens em duas turmas. Uma nova turma começou o curso dia 05 de abril e as inscrições para a quarta e última turma estão abertas. O projeto pretende concluir as formações até julho.