Energia

Emergência e mitigação de riscos ambientais

Emergência e mitigação de riscos ambientais

Equipe multidisciplinar realiza inspeções em subestações e usinas da CGT Eletrosul com objetivo de mitigar possíveis riscos. As atividades abrangem predominantemente sistemas de drenagem, bacias de contenção e caixas separadoras de água e óleo. Com auxílio de caminhão pipa, motobomba e testes, simula-se o vazamento de óleo.

Já foram fiscalizadas 50 instalações, do total de 67, buscando reduzir riscos de acidentes ambientais envolvendo vazamentos de óleo e de propagação de incêndio. Além disso, verifica-se a necessidade de adequações na proteção contra incêndio e de superação de vida útil dos dispositivos de combate a chamas, de acordo com a ABNT NBR 13.231. A inspeção resulta em relatório técnico indicando melhorias e ações corretivas. Neste contexto, são elaborados projetos executivos e especificações técnicas para contratação das obras de adequação.

Criado no ano de 2019, pela Diretoria Executiva da CGT Eletrosul, o Grupo de Trabalho reúne representantes dos Departamentos de Engenharia do Sistema, Gestão Ambiental e Fundiária, Gestão da Manutenção do Sistema e Manutenção e Apoio à Operação. A partir do trabalho do grupo, foram concluídas recuperação e melhorias em cinco instalações. Estão em fase de contratação obras em sete unidades, assim como projetos executivos e especificações técnicas para adequações de 20 instalações inspecionadas. A atuação do Grupo de Atendimento às Emergências e Mitigação de Riscos Ambientais tem prazo para conclusão até 2023.

Foto: Diego Sanchez

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Você pode gostar

Leia mais