Energia

Equipes participam de treinamento sobre Plano de Contingências Ambientais

Equipes participam de treinamento sobre Plano de Contingências Ambientais

O Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária, por meio da Divisão de Gestão Ambiental, concluiu treinamentos referentes aos Planos de Contingências Ambientais (PCA) da CGT Eletrosul nas Regionais de Manutenção do Rio Grande do Sul e do Oeste, e na Hidrelétrica Passo São João, em Roque Gonzales (RS). O objetivo é estabelecer procedimentos para primeiro atendimento em caso de vazamento de óleo isolante, definindo soluções de comunicação, contenção e remediação.

Contando com simulações em solo, canal de fuga, vertedouro e reservatório, as atividades são condicionantes das licenças ambientais dos empreendimentos. Ministrados pelo empregado Djoni Diosel Lopes, chefe do Setor de Gestão Ambiental da Operação, os treinamentos têm formação teórica e prática.


Simulação capacita equipes (Fotos: Djoni Lopes)

O derramamento de óleo em grandes quantidades pode ocasionar prejuízos aos ecossistemas atingidos e significativas perdas no contexto socioeconômico. A CGT Eletrosul está comprometida com as devidas orientações de todas as equipes envolvidas nas ações de mitigação de riscos ambientais e precaução para casos de emergência.

Nos planos de contingências estão definidas diversas ações voltadas à mitigação dos impactos ambientais e garantia de segurança das equipes, englobando o registro detalhado do fato, e comunicação às áreas responsáveis da companhia e órgãos ambientais. No treinamento, orientou-se sobre a forma de utilização dos kits de contenção, como barreiras e mantas absorventes de óleo; elementos químicos voltados à remediação de vazamentos; e equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, os empregados são capacitados sobre o armazenamento e a correta destinação dos resíduos sólidos gerados.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Você pode gostar

Leia mais