Conscientização contra queimadas próximas à linhas de transmissão
Alertar a população sobre os riscos de queimadas próximas a linhas de transmissão e subestações. Esse é o objetivo da campanha permanente promovida pela CGT Eletrosul, em 125 municípios dos quatro estados de atuação, sobretudo no período crítico de julho a outubro. O sistema de transmissão da empresa é constituído por 12,5 mil quilômetros de linhas e mais de 50 subestações.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somente em 2021, foram registradas 850 ocorrências com interrupções causadas por incêndios e focos de calor em todo o Brasil. Dados do Sistema Integrado de Perturbações (Siper) apontam registro de 56 perturbações nas linhas de transmissão da CGT Eletrosul no período de 2019 a 2021.
Distribuição de material educativo
(Fotos: José Maurício e Luciano Ferrão)
Com foco nas comunidades do entorno dos empreendimentos, a campanha realizada neste ano compreendeu a distribuição de 5 mil folders com conteúdo educativo, veiculação de comunicados em rádios locais, além de atualização de página específica no site da CGT Eletrosul sobre o assunto, disponibilizando cartilha informativa e orientações para o caso de ocorrências. Foram realizadas, ainda, visitas domiciliares de conscientização e distribuição de material informativo, por técnicos da empresa.
A coordenação da campanha é do Departamento de Gestão da Manutenção do Sistema, por meio da Divisão de Manutenção de Linhas de Transmissão, em conjunto com todas as Regionais de Manutenção, vinculadas ao Departamento de Manutenção e Apoio à Operação, e suporte da Assessoria de Relações Institucionais.
No período da campanha, foram realizadas mais de 1.900 inserções de conteúdo didático em emissoras de rádio de municípios que abrigam 22 linhas de transmissão do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A seleção das 24 rádios contratadas teve ênfase nas localidades com maior incidência de perturbações. Em parceria com as Associações de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e de Santa Catarina (Acaert), buscou-se veículos com maior alcance de acordo com o público-alvo.
As queimadas representam grande risco para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, podendo deixar cidades inteiras às escuras. O calor gerado, além de provocar curto-circuito, resultando em desligamentos, pode danificar as estruturas metálicas e os cabos condutores, causando interrupções no fornecimento de energia e elevado custo de recomposição. O tempo seco com altas temperaturas e baixa umidade do ar causa preocupação adicional, por isso, o trabalho de conscientização é extremamente importante.