Coxilha Negra: vistoria técnica do Ibama
Em Sant’Ana do Livramento (RS), foi realizada vistoria nas obras do Parque Eólico Coxilha Negra, por equipe técnica do Ibama. O trabalho contemplou a execução de diagnósticos sobre o perímetro do empreendimento, englobando características de fauna e flora, sombreamento e impactos de ruídos sobre a população residente nas áreas de influência do parque.
O objetivo foi certificar o atendimento ao Plano de Gestão Ambiental (PGA), além de contemplar medidas de prevenção, redução e compensação de potenciais impactos ambientais. Entre outras atividades realizadas pelo órgão ambiental, esteve a verificação da rede subterrânea de média tensão, as praças dos aerogeradores, as jazidas de material pétreo e o canteiro de obras. Além da própria vistoria, as medidas compensatórias previstas no planejamento também foram levantadas, especialmente, o uso de técnicas e equipamentos para coleta, beneficiamento e plantio de sementes de espécies herbáceas campestres nativas, com possibilidade de replicação em todo o bioma Pampa.
Meio Ambiente
O projeto do Parque Eólico Coxilha Negra conta com licença ambiental de instalação, emitida pelo Ibama. Em consonância com a construção do empreendimento, está prevista a implementação de 17 programas com ações de responsabilidade ambiental e social. O amplo Plano de Gestão Ambiental prevê diversas iniciativas durante todas as fases da obra, visando garantir os cuidados com o ecossistema, estimulando atividades voltadas à preservação e monitoramento do bioma, mitigação de impactos e educação ambiental para as comunidades locais.
écnicos do Ibama realizam avaliação técnica na área do empreendimento (Foto: Felipe Armani)