Encontro Catarinense de Hospitais debate ideias e inovações no setor
A abertura do evento foi realizada nesta terça-feira em Florianópolis, com homenagens especiais.
A solenidade de abertura do 43º Encontro Catarinense de Hospitais, foi marcada por muita emoção. O evento tradicional que faz parte do calendário anual de gestores, especialistas e profissionais do setor Saúde prestou uma homenagem especial ao diretor administrativo, Silvio Mocelin, falecido no mês passado. Visionário e entusiasta incansável, foi lembrado por seu legado. A filha do diretor, Dra. Mariana Mocelin, representou a família, num momento de muita emoção.
O evento que acontece até amanhã na capital é realizado pela Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FEHOESC), que representa mais de 180 hospitais privados e filantrópicos, além de 3 mil estabelecimentos de serviços de saúde e organizado pelo Instituto Santé.
Na abertura, o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, destacou a importância do Encontro Catarinense de Hospitais para que o setor possa encontrar soluções inovadoras para problemas em comum. “Sabemos que o cenário Saúde está em constante evolução, precisamos estar preparados para enfrentarmos os desafios”, destacou. Reafirmou também a importância do trabalho em parceria, citando a atuação em conjunto com a secretaria de estado da Saúde, para o encaminhando de demandas do setor. “A união e o diálogo entre o setor público e o privado e filantrópico estão trazendo resultados altamente positivos com reflexos para toda sociedade”, enfatizou. Na sequência o presidente Giovani Nascimento entregou uma placa de agradecimento à secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Quem também marcou presença foi o deputado estadual José Milton Scheffer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno Monteiro, o secretário adjunto da Saúde, Diogo Silva, além do presidente do Instituto Santé, Tércio Kasten.
Durante todo o dia foram realizadas diversas palestras com destaque para o tema deste ano: “Criando Ambientes Colaborativos para o Alcance dos Melhores Resultados”. A secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, também foi uma das palestrantes, abordou o tema: Cirurgias Eletivas e a Política Hospitalar Catarinense. A secretaria anunciou que semana que vem será apresentada uma proposta de aperfeiçoamento da PHC. Durante sua fala, Carmen Zanotto destacou ainda a importante participação da FEHOESC, em todo apoio para que os recursos complementares do piso da saúde possam chegar até os profissionais elegíveis a receber os valores.
O fundador e diretor executivo do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), Dr. José R. C. Branco Filho, uma referência na área, tratou sobre a Gestão do Risco Assistencial. A palestra: Gestão de Talentos e Liderança, teve a participação de Walmoli Jr., físico, diretor executivo na BrasilRad – Física Médica e Vice Presidente de Marketing e Diretor da Vertical Saúde da ACATE. A Regulamentação Ética das Mídias Sociais no Ambiente Hospitalar, também foi tema de debate, com a participação do advogado Dr. Bruno Damm Blass.
Outra atração do Encontro Catarinense de Hospitais é a realização da tradicional Feira de Produtos e Serviços Hospitalares, que conta com mais de 50 estandes apresentando tecnologias de ponta e soluções inovadoras para o setor hospitalar. Essa exposição permite que os participantes conheçam de perto as ferramentas e recursos que estão transformando a maneira como a saúde é entregue.