Gestão

Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul debate temas do setor

Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul debate temas do setor
Evento ocorre em Caxias do Sul

Começou nesta segunda-feira, o Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul (Erpa Sul). O evento, realizado pelos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e CFA, ocorre no UCS Teatro, em Caxias do Sul-RS.

O tema do encontro é “ESG: Da Teoria à Prática”. A proposta é discutir os pilares do Environmental, Social and Governance, termo em inglês que deu origem ao acrônimo ESG, que é uma abordagem que estabelece ações e iniciativas alinhadas com questões ambientais.

O presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack, participou da abertura oficial e falou sobre a urgência em pensar e discutir o protagonismo dos profissionais de Administração à frente da ESG. “O Sistema CFA/CRAs não pode deixar de ser modelo para as organizações, para os profissionais e para a sociedade”, defendeu.

Além do presidente, estão presentes em Caxias do Sul representando o CRA-SC, os conselheiros: Adm. Neemias de Brito Verom, Adm. Geraldo Luiz Kalkmann, Adm. Carla Vanessa Merkle Titz, Adm. Leandro José João e Adm. Kéti Círico. A Adm. Samara Regina Bernardino, coordenadora Geral do Núcleo de Integridade e Compliance do CRA-SC, a Adm. Raphani Valentim dos Santos, coordenadora Geral do CRA-SC Jovem. E os colaboradores: Adriana Gonçalves, Anderson Celso Dal Pont, Gisele da Silva Rodrigues e Lucas Amante Cardoso.

Na abertura do evento, o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardoso de Abreu, reforçou a importância em discutir o tema. “Estamos vivendo situações de etarismo, machismo, racismo, desastres naturais e alterações climáticas intensas, sem contar as fraudes fiscais e aos credores. Por isso, precisamos tratar do ESG”, explicou.

Em seguida, o presidente do CRA-PR, Adm. Marcelo Cipriano Padula, também destacou a necessidade de trazer o ESG para a pauta do Sistema CFA/CRAs. “Precisamos começar a dominar essas técnicas, senão seremos dominados por ela”, alertou o administrador.

O Erpa Sul é o último evento regional de 2023. O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, lembrou que a iniciativa de realizar os encontros regionais é do vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo. Na ocasião, ele era o diretor da Câmara de Relações Institucionais e Evento da autarquia.

“Começamos com o Erpa Norte, em Manaus-AM. Depois fomos para o sudeste, no Espírito Santo. Seguimos para Mato Grosso do Sul e depois para Salvador, Bahia, capital que recebeu o encontro no nordeste”, enumerou Leonardo.

Palestra de abertura

Logo após a cerimônia de abertura do Erpa Sul, o head de Estratégia e Operação de Inteligência Artificial na Quality Digital, Cássio Pantaleoni, subiu ao palco para apresentar a palestra magna do evento. Na oportunidade, ele falou sobre “ESG e Humanismo Digital”.

Ele começou a palestra apresentando alguns conceitos importantes relacionados ao ESG. Um deles é o da Inteligência Artificial que, segundo o palestrante, “o impacto dessa tecnologia é muito forte e não vai mudar só do ponto de vista tecnológico, mas sobretudo humano”.

Pantaleoni citou exemplos de IA que já estão dando o que falar. É o caso dos criadores de conteúdo. “Eu sou o maior entusiasta da IA, mas também sou um dos maiores críticos. Não existe nada de inteligente na IA”, comentou.

O Erpa Sul continua nesta terça-feira, 21 de novembro, e com uma programação rica em debates voltados para promover uma reflexão sobre ESG.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Você pode gostar

Leia mais